quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Evinha






De olhos grandes, quase saltados, pele morena e cabelo black power, a Evinha não é bem o que eu chamaria de um referencial de beleza (apesar de ter muitas fotos em que sua excentricidade a torna muito bela), mas ela foi durante muitos anos o meu referencial de cantora. Desde pequena tenho verdadeira fascinação pela voz magnífica da Evinha que pode ser tão aguda, suave e melodiosa, mas ao mesmo tempo pode ser forte e ecoante. Para mim poucas cantoras brasileiras, talvez só a Rita, a Baby Consuelo e a Olivia Byington, chegam aos seus pés em talento e na sensação que a voz dela me traz, uma sensação de leveza, de plenitude. Algo que sempre me "irritou" foi o fato dela nunca ter composto, para mim é difícil crer que uma pessoa que entende tanto de música, escolhe repertórios tão bacanas, tem um talento musical tão grande, pode não compor, mas são coisas da vida e os três discos espetaculares dela abafam essa "brecha". Evinha faz parte de uma família de sete irmãos, todos viraram músicos, alguns como Evinha e os outros componentes do Trio Esperança (seus irmão) ainda eram muito pequenos tendo sete, oito anos quando começaram. Começou a a cantar sem o grupo aos dezessete anos de idade, ao participar de um concurso cantando a música "Cantiga por Lucina" que fez tanto sucesso que a Odeon a retirou do Trio Esperança (em seu lugar entrou a caçula Marisa ou Marisinha) e a fez embarcar na carreira solo, tendo sido o seu primeiro disco sido lançado no ano seguinte, em 1969, quando ela tinha dezoito anos. Em sua carreira solo, Evinha lançou seis discos e nove compactos, mas apenas quatro dos discos e três dos compactos, que são realmente bons para mim, pois nos outros a qualidade decai muito, não é a mesma coisa.

1969 - COMPACTO






1. Cantiga Por Luciana (Edmundo Souto / Paulinho Tapajós)
2. Meu Mundo (Renato Correia)



A junção da letra e melodia de "Cantiga por Luciana", ambas muito lindas, com a voz suave, maravilhosa da Evinha, que tinha apenas 17 anos e estava no início da fase mais bela de sua voz resulta em uma música fantástica, tocante e linda. Até mesmo hoje, em seus shows atuais, nos quais ela quase sempre canta esta música que fez tanto sucesso em sua juventude, a canção continua bonita, mesmo que sua voz já não seja mais a mesma, ao vê-la cantando na internet me deu aquela sensação de emoção pela beleza e sutileza do conjunto de fatores que deixam "Cantiga por Luciana" tão bela.


Link:
Cantiga por Luciana:http://www.4shared.com/get/CnAdDRyX/Evinha_-_Cantiga_por_Luciana_-.html 
Meu Mundo:http://www.4shared.com/mp3/NEQ39rhp/4-Meu_mundo_-_Renato_Correia.html?
(as músicas estão separadas pois não consegui o compacto).


Eva 2001




Faixas
1. Casaco Marron (Bye Bye Cecy) (Renato Correia / Guarabyra / Danilo Caymmi)
2. Tigre da Esso Que Sucesso (Marcos Valle / Paulo Sergio Valle) - com Som Três
3. Traços de Amor (Trace) (Bule / Cobb / Cordy / Vrs. Geraldo Figueiredo)
4. Meu Mundo (Renato Correia)
5. Psiu (Antônio Adolfo / Tibério Gaspar)
6. Vou Seguindo (Tito Madi / Armando Henrique)
7. Estorinha (Nonato Buzar / Paulinho Tapajós)
8. Os Dentes Brancos do Mundo (Marcos Valle / Paulo Sergio Valle)
9. Sozinha (Renato Correia) - com Som Três
10. O Vale dos Sonhos (Theme From Valley Of The Dolls) (D. Previn / André Previn / Vrs. Geraldo Figueiredo)
11. De Polo a Polo (Sônia Viveiros de Castro)
12. Samba Negro (Roberto Corrêa / Sylvio Son)



Este disco é, para mim, um dos melhores discos que existe. Ele tem tudo, tem letras maravilhosas, de todos os tipos, passando todo tipo de sensação, tem vocais lindos, suaves, harmônicos, emocionantes, inspiradores, tem uma parte instrumental muito boa, com arranjos incríveis, ele tem uma combinação   de fatores que torna ele mais que especial. Neste disco não há músicas que se destacam, pois todas são maravilhosas, "casaco marrom" é singela e ao mesmo tempo magnífica em sua beleza, passa uma ideia de reencontro com o próprio ser, ou pelo menos é este reencontro que eu encontro nela, um reencontro com o que eu sou, com o que eu fui, ela tocou minha desde que a ouvi pea primeira vez e continua tocando. "Tigre da Esso que sucesso" é também perfeita, muito diferente da outra, mas igualmente boa, ela é do meu ídolo Marcos Valle e talvez por isso tenha tanto apreço por ela, mas também por sua letra que nos passa uma realidade tão real, a realidade da TV, a realidade de quem vive a vida de outras pelos programas de televisão e não consegue viver a sua própria, pois é mais fácil observar de fora a vida dos outros, é uma música fantástica. "Traços de Amor" é simplesmente maravilhosa, é melancólica, emocionante e incrivelmente bela, já "Meu mundo" passa uma mensagem muito otimista, diferentemente da anterior que fala de um amor acabado, ela fala de superação, de alegria e inspira estes sentimentos, bom, inspiraram em mim. "Psiu" é linda, tem uma letra maravilhosa, um arranjo lindo e me inspira sentimentos e emoções muito boas, de saudade da minha infância, pois a ouvia muito quando era criança e sempre a amei. E assim o disco continua, em um desfile de músicas tocantes, profundas, animadas e muito belas, todas elas tem valor inestimável para mim, pois acho este disco mais que maravilhoso e portanto vale muito a pena.


Link:http://www.4shared.com/rar/9q2cDgkx/Eva_2001.html?


1970 - COMPACTO






1. Teletema (Antônio Adolfo / Tibério Gaspar)
2. Enluecer



Nunca cheguei a escutar a música "Enluecer", mas sei que "Teletema" é muito bonita, principalmente cantada por uma voz tão marcante quanto a da Evinha, é uma música singela com uma letra belíssima que por si só faz do compacto uma obra magnífica que vale muito a pena de ser ouvido e apreciado.


Link:http://www.4shared.com/mp3/DXqT0YjK/014_-_evinha_-_teletema.html(apenas teletema)


1970 - COMPACTO




1. Alguém Falou Teu Nome (Renato Correia / Edinho)
2. Ondas Médias (Antônio Adolfo / Tibério Gaspar)
3. Pigmalião (Marcos Valle / Paulo Sergio Valle / Novelli)
4. Agora (Ivan Lins / Ronaldo Monteiro de Souza)



Link:https://rs520dt.rapidshare.com/#!download|520dt|395277533|Eva_1970_Compacto_Duplo.zip|14320|R~0|0|0|RapidPro expired. (34fa3175)


1970 - Eva




















1. Tema de Eva (Taiguara)
2. Something (George Harrison)
3. Agora (Ivan Lins / Ronaldo Monteiro de Souza)
4. Até Outro Dia (Luisão / Luis Fernando Fonseca)
5. Cavaleiro de Papel Crepon (Antônio Carlos Pinto / Jocafi)
6. Pense Duas Vezes (Ivan Lins / Ronaldo Monteiro de Souza)
7. Abrace Paul McCartney Por Mim (Joyce)
8. Setembro (Renato Correia / Guarabyra)
9. Em Trânsito (Antônio Adolfo / Tibério Gaspar)
10. Pela Cidade (Antônio Adolfo / Tibério Gaspar)
11. Meu Rumo Só (Luis Cláudio / Luis Fernando Fonseca)



Talvez tão bom quanto o ''Eva 2001'', o segundo disco da Evinha é maravilhosamente fantástico. Em termos de voz e instrumentalização, ele apresenta características bem parecidas com o primeiro, vocais maravilhosos, suaves e tocantes e a parte musical incrível. Já as músicas são tão bonitas quanto as do outro disco, mas um pouco diferentes tanto em estilo quanto em ritmo e melodia. Todas as músicas são maravilhosas, com destaque para "Abrace Paul McCartney por mim'', que foi feita pela Joyce e regravada por inúmeras cantoras da época como o grupo Umas e Outras e a cantora Célia. Esta música é melódica, tocante, maravilhosa, ela me emociona muito, sempre emocionou e, hoje em dia, ainda há a carga emocional pelo fato de que a ouço desde pequena e já a cantei em apresentações. Enfim o disco é lindo, realmente sensacional e eu espero que quem o ouça aproveite bastante.


Link:(em breve disponível)


1971 - Cartão postal



1. Que Bandeira (Marcos Valle / Paulo Sergio Valle / Mariozinho Rocha)
2. Feira Moderna (Beto Guedes / Fernando Brant)
3. Cartão Postal (Renato Correia / Guarabyra)
4. Olha o Futuro (Arnoldo Medeiros)
5. De Tanto Amor (Roberto Carlos / Erasmo Carlos)
6. Esperar Pra Ver (Renato Correia / Guarabyra)
7. Tema de Adão (Taiguara)
8. Só Quero (Dal / Tom / Lilito)
9. Rico Sem Dinheiro (Abílio Manoel)
10. Encontro (Jacks Wu / Adour)
11. Por Mera Coincidência (Getúlio Cortes)
12. Onze e Quinze (Eduardo Souto Neto / Geraldo Carneiro)



Este é o último disco realmente bom da Evinha, depois disso a qualidade de seus discos decaiu muito, as músicas já não eram muito boas, a parte instrumental também não e até mesmo a voz que até hoje permanece bonita, piorou um pouco. Além disso ela só lançou mais um disco antes de se mudar de vez para Paris onde mora até hoje casada com um pianista de lá. Este LP ainda é muito bom, mas não se compara em nenhum sentido ao ''Eva 2001'' ou ao disco de 1970. O disco já abre com a música extraordinária do Marcos Valle "Que Bandeira'', uma música que não é melodiosa, suave ou com uma letra bonita e tocante, mas sim uma música com a parte instrumental muito boa, uma letra forte, profunda, que fala de desprendimento, é sensacional. Há várias outras músicas boas no LP, como por exemplo, ''Feira Moderna'', ''Cartão Postal'' e ''Tema de Adão''. 


Link:
http://www.4shared.com/rar/h-v0N_kP/Evinha_carto_postal.html
https://rapidshare.com/#!download|423tl3|104605313|Evinha_cartão_postal.rar|28016|R~0|0|0|RapidPro expired. (34fa3175)

2 comentários:

  1. caramba, valeu! Mas cadê o link do Eva 1970?

    ResponderExcluir
  2. Tomo a liberdade de divulgar:
    Ficção rara como "TURISTA ESPACIAL"..serie como CENTENNIAL LEGENDADA, desenhos como BRUCUTU...filmes nacionais como O CARA DE FOGO, E MUITOS OUTROS rarissimos
    FILMES e series (desde 1940) Rarissimos,fora-de-catalogo,todos os generos.. Dublagens antigas (AiC-SP, CineCastro,BKS, DublaSom..)
    NOVELAS RARAS COMO SELVA DE PEDRA,AS DUAS VERSÕES, DE CORPO E ALMA (DANIELA PEREZ), ZAZÁ, ANJO DE MIM, PECADO CAPITAL, a
    viagem- CORAÇÃO SELVAGEM, BETTY A FEIA ...E MUIIITO MAIS (filmes rarissimos,fora de catalogo, Programas da TV,auditorio,humor,MPB etc..)
    MEMÓRIA DA T V E DO CINEMA-
    ONG - CULTURAL DE RESGATE E PRESERVAÇÃO DE IMAGENS DA TV E CINEMA NO BRASIL
    ACERVO DE COLEÇÃO, MUITOS TELECINADOS OU CONVERTIDOS DE VHS, COM BOA QUALIDADE DE IMAGEM E SOM, DUBLADOS OU LEGENDADOS
    ( SERIADOS, NOVELAS, DESENHOS, ANIMES, TOKUS, PROGRAMAS, shows, mpb, musica em geral, humor, esporte, auditorio..
    MINI-SÉRIES E COMERCIAIS ANTIGOS DA TV, FUTEBOL RARO, TELECATCH, CARNAVAL, FILMES CULT, CLÁSSICOS E RAROS, DOCUMENTÁRIOS
    proibidos, banidos, censurados, MAKING OF, VÍDEO AULAS (DESENHO ,QUADRINHOS ,ESCULTURA..),MPB ENTREVISTAS e
    muito mais...PEÇA QUE ENVIO LISTA GERAL ANEXADA P/ CONSULTA ): magobardo@yahoo.com
    MINHA PÁGINA NO YOUTUBE: http://www.youtube.com/user/magobardo2009
    – e visite
    meu acervo parcial de DVDs raros
    http://memoriatvcinema.wordpress.com/ #memoriatvcinema

    JOSE CARLOS NEVES - MESTRE HONORIS CAUSA ARTES MARCIAIS , BODYBUILDER, PERSONAL TRAINER...(VEJA MEU PERFIL)

    ResponderExcluir